Estudar: 10 dicas para estudar mais facilmente

Estudar com o regresso do período escolar (escola/universidade), quantos de vocês já disseram “Eu quero ter melhores notas este semestre!”.

Mas passado 1 mês e com o amontoar de trabalhos e matérias para estudar acabas por perder o controlo, e simplesmente desistes e aceitas notas mais baixas.

Sejamos sinceros, todos nós já passamos pelo mesmo…

MAS BASTA! Aqui ficam dicas simples para estudares com mais facilidade e controlares as tuas notas!

estudar1) #Vida de Estudante

Organiza o teu tempo de estudo de forma eficaz e eficiente

Uma das coisas mais difíceis no período escolar e universitário é levantar cedo, e ter tempo para fazer qualquer coisa até mesmo estudar e preparar para os exames.

No entanto, se organizares bem o teu tempo, em especial os teus padrões de sono, tens mais do que tempo suficiente para estudar, frequentar assiduamente as aulas, dormir e até mesmo praticar o teu hobby favorito ou simplesmente sair para te divertires.

Primeiro vamos fazer um simples cálculo: o dia tem 24 horas, se despenderes 8 horas para dormir + 8 para frequentar a escola/universidade, dá um total de 16 horas, se contares com 2 horas como “tempo perdido” para comer, vestir, escovar os dentes, etc …

Ainda tens 6 horas. Deixando 2 horas para estudar, e um total de 4 horas para fazer o que quiseres e bem entenderes (já para não falar nos fins de semana), ainda sobra muito tempo para te divertires, e assim não és prisioneiro dos estudos.

2) # Estudar SmartNotHard

Estudo eficaz não é significado de noite em claro…

Não precisas de ficar acordado a noite inteira durante a época de exames a estudar (nem é saudável), se organizares o teu tempo (dica anterior) e dedicares 2 horas diariamente, só terás que rever tudo para os exames e 80% do trabalho está preparado, feito, finito! Cientistas também sugerem estudar o mesmo tópico mais que uma vez, pois estás a criar uma memória mais forte que faz com que relembres de forma ainda mais fácil.

3) #WorkOut

Sacode o esqueleto e verás a tua performance durante o estudo a melhorar

Praticar um desporto ou simplesmente sair para dar uma caminhada torna o teu cérebro mais ativo, os pensamentos mais objetivos, e melhora a própria circulação sanguínea para o cérebro, portanto, tens mais foco e um aumento da produtividade, para estudar e preparares-te para os exames.

Com um corpo saudável, uma mente saudável!

4) #Gere o teu tempo

Usa e abusa de maneira eficaz o tempo em escola/universidade

8 horas ou mais gastas na universidade é bastante tempo, e a maioria acaba por se sentir aborrecido,  acabando por passar o tempo a desejar que essas 8 horas passem bem rápido! Quem nunca?

Mas calma, já consideras-te fazer um melhor uso dessas 8 horas? Que tal, ao frequentar uma aula, em vez de bocejar e sentires-te aborrecido, prestar muita atenção e absorver o que o professor realmente está a falar?.

Inicia uma discussão com ele, faz tantas perguntas quanto a tua mente permitir e não te esqueças de fazer os teus próprios apontamentos, assim somas 50% de estudo (se não mais) por hoje.

5) # Ler Alto E em Bom Som

Enquanto lês alto estás a estudar

Não basta rolar os olhos ao longo do livro, ficas aborrecido e perdes o foco em 3 tempos. Enquanto lês estás a memorizar algo, e esse processo faz com que o teu cérebro fique mais ativo, logo irás memorizar mais rápido.

6) # Documentários

Assiste a documentários, estás a estudar de forma visual

Assistir a documentários sobre o tópico que achaste mais complicado (ou sobre qualquer tópico em específico) faz com que compreendas melhor os detalhes. É como ter cientistas (os que criaram esses documentários) como professores, observar a informações através de imagens e de forma divertida é mais eficaz. Estás a estudar sem dar conta…

7) # Ajuda Visual

Utiliza meios visuais para te ajudar na preparação dos exames

Tenta desenhar gráficos e diagramas e cria o teu mapa mental, estes são métodos que ajudam a organizar as tuas ideias mais rápido do que esperas!

Dica extra: pesquisa mais acerca de mind maps, são uma ajuda fantástica durante a preparação para os exames , ajudam-te a decorar a matéria de forma visual e lógica.

8) # Hoje o Professor Sou Eu

Estuda a ensinar…

Ensinar algo que entendes, faz com que entendas ainda melhor e nunca mais te esqueças, além de ajudares um amigo ou colega, estarás a estudar e a absorver a matéria e a memoriza-la.

9) # Grupo de Estudo

Forma um bom grupo de estudo

Estudar em grupo é uma espada de dois gumes, alguns grupos são péssimos para estudar, onde a distração é a palavra de ordem. Contudo há grupos mais produtivos, aqueles onde existe partilha de pontos de vista sobre um determinado tópico, e até alguma diversão enquanto estudas com amigos.

10) # Vida Saudável

Estudante saudável, estudo feliz

O que queremos dizer com vida saudável? Simples, deves dormir o suficiente diariamente (cerca de 6-8 horas), comer de maneira saudável, aumentar os vegetais na tua dieta e limitar o máximo possível de “junk food”, opta por comer os alimentos que nutrem o cérebro e a memória; a maioria dos frutos secos (pistache em especial), vegetais verdes e marisco são boas fontes de vitaminas e nutrientes que são importantes para o cérebro.

Os suplementos alimentares que incluem Ginkgo biloba, Fosfatidilserina, Omega-3 e Vitaminas B têm grande reputação entre os suplementos cerebrais.

Um suplemento cerebral pode ser o teu aliado pois ajuda-te na concentração, memória e atenção. Estarás não só nutrir o teu cérebro, como ainda podes ter uma melhor performance cerebral durante o estudo.

Como te pode ajudar? A sua fórmula com Ómega-3 ajuda no aumento da concentração e capacidade de aprendizagem.

A Fosfatidilserina e a Fosfatidilcolina podem melhor a função cognitiva, e melhorar a memória. E a excelente combinação de vitaminas, minerais e aminoácidos podem contribuir para que o cérebro melhore a sua capacidade de atenção.

Cerebrum.pt pertence à Natiris.pt

Palavras-chave: estudo, estudo mais fácil, fácil, semestre – Estuda, matéria/s, estudares, estudos, exames, cérebro, memória, atenção

Leave a Reply